Recentemente o termo ” depressão sorridente” teve um aumento considerável de busca no Google. É um dos tipos de depressão que está cada vez mais presente e dos quais nunca ouvimos falar.
É possível estar passando por uma crise depressiva profunda, mas não sentir? Sim, não é apenas possível, mas comum, quando adotamos um comportamento completamente oposto socialmente e nos mostramos felizes diante do mundo.
Consequentemente, por causa do interesse, os artigos e estudos referentes a esse tema também foram aumentando, desmistificando aqueles que asseguram que não é uma doença real.
“Depressão sorridente” não é um termo médico usado por especialistas em saúde mental, mas existe a condição chamada “depressão atípica”, que atende a essas mesmas características.

O que é depressão sorridente
Um estudo realizado por Olivia Remes, especialista em Depressão e Ansiedade na Universidade de Cambridge, garante que uma grande porcentagem de pessoas que sofre desta doença tem sinais de depressão encoberta, que esconde o que realmente acontece.
“Pode parecer que estas pessoas não têm motivos para ficarem tristes porque têm um emprego, uma casa e talvez até filhos ou um parceiro. Elas sorriem quando são recebidas e podem ter conversas agradáveis “, explicou a especialista em seu estudo e resumiu:” Elas usam uma máscara para o resto do mundo, enquanto levam uma vida aparentemente normal e ativa”.
O perigo é que, obviamente, é muito mais difícil detectar os sinais e, consequentemente, as pessoas que sofrem desse tipo de depressão são mais vulneráveis a sintomas irreversíveis, como o suicídio.

Por quê? De acordo com Remes, muitas pessoas deprimidas não acreditam em sua utilidade no mundo porque experimentam sentimentos de baixa autoestima. Ideias suicidas geralmente colidem com a impossibilidade de direcionar sua própria força para materializar seus desejos.
No caso da depressão sorridente, esse aspecto é verdadeiramente alarmante, uma vez que a força necessária para realizar ideias suicidas é o que eles usam todos os dias para lidar com suas próprias vidas.
Sintomas de depressão sorridente

Se você pergunta “como sei se tenho depressão?”, a especialista enumerou os sinais visíveis mais comuns quando falamos desse tipo, de acordo com a repetição de casos:
- Comer em excesso
- Sensação de peso nos braços e pernas
- Grande suscetibilidade críticas ou rejeição
- Precisa dormir mais do que o habitual
- Ela aparece principalmente em pessoas com um certo caráter: aquelas que tendem a antecipar o fracasso, que têm dificuldades em superar situações humilhantes e que pensam permanentemente sobre as situações negativas.

Uma em cada dez pessoas no mundo está deprimida e entre 15% e 40% têm a variável “atípica” que chamamos de “sorridente”. Entre as causas recorrentes estão problemas no trabalho, decepções e a sensação de que a vida não tem sentido.
O que fazer se sofro este tipo de depressão?

É extremamente importante que você procure ajuda. Muitas pessoas que sofrem de depressão atípica não entendem que têm um problema e esta é a coisa mais preocupante. Para o tratamento da depressão sorridente, é necessário que as informações sejam divulgadas e que todas as pessoas entendam que esse transtorno existe e deve ser tratado por um especialista.
O que você precisa saber sobre depressão
- É isso que pode acontecer com a vida sexual de uma pessoa com depressão
- Tratamentos para depressão: remédio, terapia, alternativas naturais e mais
- O que é depressão: 7 tipos que são MUITO diferentes; veja sintomas de todos
Original Author: Nuria Pacheco Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/nuria-pacheco
Original ID value: 214386
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/salud/214386/la-llaman-la-depresion-sonriente-y-es-una-de-las-mas-peligrosas-conoce-que-es