Chá vermelho como remédio natural

por | jun 30, 2016 | Saúde

O uso do chá vermelho como remédio natural atingiu resultados que surpreenderam aos cientistas. Quando se trata de chás chineses, o destaque sempre vai para o chá verde, mas o vermelho também esconde potencialidades. Uma das principais características é seu baixo nível de cafeína. Isso permite que promova o fluxo sanguíneo para o cérebro sem causar excesso de estimulação ao aparato cardíaco. Um de seus benefícios imediatos é a melhora do foco mental e da concentração. As pesquisas mostram que há uma série de resultados positivos contabilizados à saúde, devido ao consumo regular de chá vermelho.

Benefícios medicinais

Depois de fazer um ensaio junto a 552 homens, no período de 15 anos, comprovou-se que beber 4 xícaras de chá vermelho por dia reduz o risco de Acidente Vascular Cerebral, o AVC. Os pesquisadores do Instituto Nacional Holandês de Saúde Pública e Meio Ambiente, concluíram que os flavonoides deste chá inibem a produção de LDL, o colesterol que pode levar a derrames e ataques cardíacos. Para diminuí-lo, e também controlar a pressão arterial, basta beber 2 xícaras por dia.

Depois de fazer suas próprias avaliações Associação Americana do Coração confirmou os efeitos benéficos do chá vermelho para o aparato cardíaco. Quando o corpo está saudável, o organismo libera uma substância chamada óxido nítrico, que dilata as artérias. Já nas pessoas com desordens coronárias a produção deste óxido é insuficiente. Os ensaios clínicos feitos pela Associação demonstraram que a ingestão de cerca de 3 xícaras por dia reverte esta anomalia.

Outro estudo, da Escola de Medicina de Boston, avaliou os efeitos nos vasos sanguíneos. Depois de analisar o consumo por 66 indivíduos, durante 4 meses, o especialista no tema, Dr. José Vita, defende que após 2 horas de ter bebido 1 xícara de chá vermelho, registra-se uma melhora considerável no funcionamento dos vasos sanguíneos.

As pesquisas mostram, ainda, que seu perfil como remédio natural se estende à prevenção de cáries, fortalecimento do esmalte dental, e combate as bactérias nocivas, que provocam doenças nas gengivas. Com sua riqueza em taninos, também age como anti inflamatório no aparelho digestivo, inclusive, ajudando a amenizar a diarreia. Tendo a teofilina como um de seus elementos, é útil no tratamento de condições respiratórias, como a asma. Beber um chá vermelho quente, antes de dormir expande as vias, facilitando a respiração.

Outro dado importante, é que pode reduzir a probabilidade de artrite reumatoide em até 60%, principalmente nas pessoas que já se encontram na terceira idade.