Chá verde não é indicado para quem tem problema na tireoide: nutricionista explica

Os benefícios do chá verde já são bastante conhecidos e, portanto, seu consumo já foi bastante popularizado, especialmente por quem deseja perder peso. Termogênico, ele acelera o metabolismo e promove a queima de gordura, particularmente na região abdominal.

Além disso, a bebida ainda seria capaz de prevenir diabetes, reduzir riscos de doenças cardíacas e promover efeito calmante quando consumido regularmente. Apesar de natural e saudável, o chá verde deve ser evitado por quem tem problema na tireoide.

Quem tem hipotireoidismo não pode tomar chá verde

O chá verde, assim como o preto, o branco e o vermelho, pode causar danos à saúde da tireoide. Isso porque, segundo a nutricionista Patrícia Davidson, ele possui níveis elevados de flúor, substância que pode competir com o iodo e provocar alterações hormonais que sobrecarregam a glândula na eliminação de toxinas do corpo.

iStock

De acordo com a profissional, o flúor e o iodo são absorvidos pelas mesmas vias. Portanto, se o organismo absorver mais flúor, pode absorver menos iodo, resultando no desequilíbrio que gera problemas na tireoide. O iodo é um dos minerais mais importantes para a produção dos hormônios tireoidianos T3 e T4.

Se consumido com muita frequência e regularidade, o chá verde pode, então, causar ou piorar um quadro de hipotireoidismo, doença caracterizada pelo mau funcionamento da tireoide. A condição aparece quando a glândula se torna incapaz de produzir hormônios suficientes para suprir as necessidades do organismo.

Chá verde na dieta