Sensação de estômago pesado, enjoos, vômitos e distúrbios gástricos podem ser sinais de que o estômago não aceitou bem determinado alimento ou está com dificuldade para digerir a última refeição.
Veja também:
Alimentos que ajudam na digestão
Hortelã é ingrediente de suco detox rápido
Causa da indigestão pode ser sua culpa; veja 10 hábitos para mudar
Causada principalmente por alimentos muito gordurosos, ingestão exagerada de comida, falta de mastigação e por maus hábitos alimentares, como o consumo de líquidos gasosos junto com a as refeições ou o costume de comer deitado, os sintomas de indigestão alimentar podem ser amenizados com medidas naturais.
Tratamento para indigestão: o que fazer
Chá de hortelã gelado ameniza indigestão e combate gastrite (Crédito: Thinkstock)
Deite com a cabeça reclinada: Desacelerar e dar um tempo para o organismo concentrar atenções na digestão pode melhorar o quadro. Deite com a cabeça mais alta para que a comida continue descendo pelo esôfago.
Coma alimentos leves: após uma refeição pesada ou com alimentos gordurosos aposte em alimentos leves e menos fibrosos. Uma sopa de legumes ou sucos naturais são boas opções.
Aposte nos chás: muitas plantas já foram estudadas e seus efeitos comprovados. Exemplo é o boldo, responsável por melhorar o funcionamento do fígado. Outra folha que serve de ingrediente para chás digestivos é a hortelã. Preparada com água quente, ela hidrata o organismo, estimula a produção do ácido gástrico, melhora o fluxo da bile – responsável pela digestão da gordura – estimula a produção do muco protetor e ainda tem propriedades carminativas e anti-inflamatórias que agem como um calmante no estômago.
Receita de chá de hortelã para a digestão
Ferva uma xícara de água. Desligue o fogo e acrescente uma colher de sopa de folhas de hortelã picadas. Abafe por 15 minutos e adoce se desejar. Ingira o chá digestivo gelado após as refeições.
Contra indicações do hortelã
Grávidas, hipertensos e grupos de riscos devem evitar o consumo de qualquer tipo de receita natural sem consultar um especialista.
Após as mudanças dos hábitos alimentares, na permanência dos sintomas de má digestão por mais de dois dias, um médico deve ser consultado. As sensações podem ser sinais de gastrite, gastroenterite, colite, intestino irritado ou, nas mulheres, problemas na região pélvica.