Os benefícios do chá de hibisco já são bastante conhecidos por quem busca uma ajudinha extra para perder peso. Mas, além de emagrecer, a bebida fornece importantes benefícios para a saúde por conter cálcio, magnésio, vitamina A, vitamina C e flavonoides, que reduzem colesterol, regulam a pressão arterial e ajudam no controle da diabetes.
Chá de hibisco: benefícios contra a diabetes
Pessoas que sofrem de diabetes podem tirar proveito do chá de hibisco, uma vez que a bebida ajuda na melhora dos níveis de glicose no sangue, geralmente altos em quem possui diferentes tipos de diabetes.
Mas, para que suas propriedades no combate à doença sejam preservadas é preciso que a infusão seja consumida in natura, sem adição de açúcar, mel ou qualquer outro adoçante.
Como consumir chá de hibisco
A erva pode ser encontrada nas versões sachê, cápsulas e natural, mas o ideal é que o chá seja preparado com a flor desidratada. Como possui efeito diurético, a ingestão da bebida deve ser moderada, não ultrapassando a quantia de meio litro por dia.
Para aproveitar melhor suas propriedades digestiva e de absorção de gorduras, beba o chá entre as refeições ou ao longo de todo o dia, em vez de tomar tudo de uma única vez.
Como preparar chá de hibisco
Para preparar o chá de hibisco que combate a diabetes e ajuda na dieta, misture uma colher de sopa da flor desidratada em um litro de água já fervida. Desligue o fogo e deixe apurar por cinco minutos.
Contraindicações do chá de hibisco
Como todo chá, a bebida preparada com hibisco pode trazer efeitos colaterais e deve ser evitada por alguns grupos de pessoas, como gestantes, mulheres que pretendem engravidar, que usam anticoncepcional oral ou por quem sofre de problemas de estômago e pressão baixa.
Diabetes: cuidados e alimentação
- Diabetes tipo 2: veja 15 comidas ótimas para controlar a doença
- Mulher que tem diabetes pode ter mais dificuldade para engravidar
- Diferenças entre diabetes gestacional, tipo 1 e 2 que você precisa entender