Celular prejudica os olhos, afeta sua visão para longe e pode até causar falsa miopia

por | jun 28, 2019 | Saúde

O uso constante de smartphones e tablets parece ser algo inevitável nos dias de hoje. O hábito de permanecer horas mirando as pequenas telas, no entanto, pode afetar sua visão para longe e provocar o que os médicos estão chamando de falsa miopia.

Celular provoca falsa miopia

A falsa miopia consiste em um tipo de contração em excesso dos músculos dos olhos que resulta em visão embaçada para longe após horas forçando a vista com imagens próximas, explica Newton Kara José Junior, oftalmologista no Hospital Sírio-Libanês.

De acordo com o médico, nossos olhos têm uma musculatura responsável pela acomodação visual e, quando queremos enxergar algo de perto (como em uma tela de celular), esses músculos se esforçam para encontrar o foco.

Shutterstock

O problema pode se apresentar de forma ainda mais intensa em pessoas que têm hipermetropia. Para conseguir focar imagens de perto, o indivíduo faz um esforço exagerado e pode sofrer espasmos nessas musculaturas, dando a falsa impressão de miopia.

Problemas de visão relacionados ao uso excessivo de celular são também cada vez mais frequentes em crianças. A geração atual está desenvolvendo miopia mais precocemente e em graus muito maiores do que as gerações anteriores, alerta a oftalmologista pediátrica Rosane da Cruz Ferreira.

Segundo a especialista, a doença está associada ao esforço acomodativo, ou seja, o ato repetitivo de ver coisas pequeninhas muito de perto, em movimento ou no escuro, exatamente o que fazemos ao olhar o celular.

Apenas um oftalmologista pode diagnosticar e diferenciar um quadro de falsa miopia de uma miopia real e os cuidados geralmente envolvem o uso de colírios e óculos para perto.

Cuidados com a visão