Dor de cabeça é uma das queixas mais comuns relatadas aos médicos em todo o mundo, mas como nem toda dor de cabeça é igual, chegar ao diagnóstico adequado e, consequentemente, encontrar o tratamento certeiro, pode ser um desafio para muitos pacientes.
Um tipo raro de dor de cabeça que pode demorar para ser diagnosticado, por exemplo, é o da “cefaleia do despertador”, clinicamente chamada de cefaleia hípnica.
O que é a “cefaleia do despertador”
As cefaleias hípnicas começam apenas durante o sono, no meio da madrugada. Elas são caracterizadas por dores de cabeça moderadas, pulsáteis, bilaterais ou unilaterais, que causam o despertar uma ou mais vezes por noite.
A cefaleia hípnica, ao contrário da enxaqueca, geralmente não está associada a outros sintomas como náuseas, sensibilidade à luz e ao som. A condição é rara e surge com mais frequência em pessoas acima de 50 anos de idade.
Cefaleia hípnica: causas e tratamentos
A causa exata das dores de cabeça hípicas não é conhecida, mas os tratamentos que podem proporcionar alívio, segundo a Mayo Clinic, incluem:
Uso de remédio anti-inflamatório não esteroide e dose específica de cafeína, por meio de comprimido ou alguma bebida, antes de dormir. Vale lembrar que todo e qualquer medicamento deve ser indicado pelo médico.
Enxaqueca e dores de cabeça
- Dor de cabeça no trabalho: 7 fatores que podem estar provocando
- Dor de cabeça persistente: quando é grave e indica ida ao médico?
- Como acabar com enxaqueca e se livrar da dor com remédios naturais