null: nullpx
dor de cabeça-Tasaudavel

“Cefaleia do despertador”, o tipo raro de dor de cabeça que te acorda no meio da noite

Publicado 23 Set 2019 – 05:49 PM EDT | Atualizado 23 Set 2019 – 05:49 PM EDT
Compartilhar

Dor de cabeça é uma das queixas mais comuns relatadas aos médicos em todo o mundo, mas como nem toda dor de cabeça é igual, chegar ao diagnóstico adequado e, consequentemente, encontrar o tratamento certeiro, pode ser um desafio para muitos pacientes.

Um tipo raro de dor de cabeça que pode demorar para ser diagnosticado, por exemplo, é o da “cefaleia do despertador”, clinicamente chamada de cefaleia hípnica.

O que é a “cefaleia do despertador”

As cefaleias hípnicas começam apenas durante o sono, no meio da madrugada. Elas são caracterizadas por dores de cabeça moderadas, pulsáteis, bilaterais ou unilaterais, que causam o despertar uma ou mais vezes por noite.

A cefaleia hípnica, ao contrário da enxaqueca, geralmente não está associada a outros sintomas como náuseas, sensibilidade à luz e ao som. A condição é rara e surge com mais frequência em pessoas acima de 50 anos de idade.

Cefaleia hípnica: causas e tratamentos

A causa exata das dores de cabeça hípicas não é conhecida, mas os tratamentos que podem proporcionar alívio, segundo a Mayo Clinic, incluem:

Uso de remédio anti-inflamatório não esteroide e dose específica de cafeína, por meio de comprimido ou alguma bebida, antes de dormir. Vale lembrar que todo e qualquer medicamento deve ser indicado pelo médico.

Enxaqueca e dores de cabeça

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse