Caxumba: o que é, sintomas e tratamentos

A caxumba é uma doença contagiosa causada por um vírus da família dos paramyxovirus, que provoca o inchaço doloroso das glândulas salivares. Essas glândulas produzem saliva, líquido que umedece a comida e ajuda a mastigar e engolir.

Veja também:
Receita de xarope de guaco para tosse
Alga marinha: benefícios para a saúde
Receitas e dicas para insônia

A caxumba pode ser conhecida também como papeira ou parotidite infecciosa. A contaminação se dá através do contato direto com a saliva, gotículas aéreas (por exemplo, ao espirrar) e objetos que contém o vírus.

Em grande parte dos casos, a caxumba aparece na infância e nos meses de inverno e primavera. Depois do momento da contaminação, o vírus se mantém incubado no corpo por um período de 14 a 25 dias.

Sintomas

Inchaço de uma ou mais glândulas salivares, com o aumento exagerado do volume da região do pescoço, dor ao mastigar e engolir, febre, fraqueza e dores no corpo.

Caso a doença tenha complicações, aparecem os seguintes sinais:

  • Oofarite: caracterizada por sensação dolorosa na região dos ovários;
  • Pancreatite, cujos sintomas incluem náuseas e dor na parte de cima da barriga;
  • Meningite: que surge com rigidez na nuca e dor de cabeça.

Prevenção da caxumba

O diagnóstico é clínico e com auxílio de exame de sangue. A prevenção da caxumba é feita através da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola. Mulheres que nunca tiveram a doença e nem tomaram a vacina devem procurar um posto de saúde para serem vacinadas antes de engravidar, isso porque a doença pode provocar aborto espontâneo.

Tratamentos

Não existe um tratamento específico para curar a caxumba. Durante o curso da doença, são receitados medicamentos para aliviar os sintomas, como anti-inflamatórios e analgésicos. Também é indicado fazer repouso, se alimentar com comidas pastosas e observar possíveis complicações.Tudo isso deve ser feito com a orientação de um médico.