A catarata é caracterizada pela opacidade do cristalino (lente natural do olho). O quadro atrapalha a entrada de luz nos olhos e provoca visão nublada, distorções e até cegueira. Embora seja uma doença associada à velhice, o que pouca gente sabe é que alguns tipos da condição podem aparecer em outras fases da vida.
3 tipos de catarata: quais são
Catarata congênita: atinge 0,4% dos bebês, sendo a principal causa da cegueira infantil. A condição é adquirida durante a gestação, sem nenhum componente de hereditariedade. As possíveis causas são anomalias de desenvolvimento causadas por doenças como rubéola, toxoplasmose e sífilis materna. O diagnóstico precoce pode evitar complicações irreversíveis, mas nem sempre é obtido porque o exame biomicroscópico poucas vezes é realizado nos recém-nascidos.
Catarata secundária: aparece devido a fatores variados, tanto oculares, como tumores malignos, glaucoma e descolamento de retina, como sistêmicos, ou seja, associados a traumatismos, diabetes, exposição a radiações, entre outros.
Catarata senil: é a mais comum e corresponde a 85% das cataratas, com maior incidência entre pessoas acima de 50 anos. Neste caso, a opacidade do cristalino ocorre em consequência de alterações bioquímicas relacionadas à idade e não é considerada uma doença, mas sim uma característica do processo natural de envelhecimento.
Cuidados com a visão
- Problema de vista comum em diabéticos pode levar à cegueira
- Coçar os olhos aumenta o grau do óculos e causa astigmatismo?
- Aumento nos casos de cegueira preocupa médicos: qual a causa?