Castanha de baru previne contra mal de Alzheimer

por | mar 10, 2014 | Saúde

A baru, também conhecida como cumaru e castanha de burro, é uma árvore típica do cerrado brasileiro e ameaçada de extinção devido aos grandes índices de desmatamento que a região tem sofrido nos últimos anos.

Pouco conhecida no país, a árvore produz a castanha de baru, alimento que tem se mostrado grande aliado no combate à algumas doenças como, por exemplo, o mal de Alzheimer.

Segundo pesquisas realizadas pela Universidade de Brasília, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas, a amêndoa de baru é rica em compostos antioxidantes, combatentes dos radicais livres. O estresse oxidativo causado pelo excesso de radicais é prejudicial a estrutura das moléculas de DNA, proteínas e lipídios, tornando-se o principal responsável por doenças crônicas.

Benefícios do baru

Além dos compostos antioxidantes, a castanha de baru é mais rica em Ômega 3,6 e 9 do que os peixes. Essas substâncias são importantes para manter bons níveis de colesterol, o sistema imunológico em dia e também prevenir doenças como a depressão.