Além de garantir perfume e sabor extra em qualquer preparação, a canela é o tipo de especiaria inconfundível que, além de contribuir para o emagrecimento por acelerar o metabolismo e a queima de calorias, ainda é capaz de trazer benefícios para o cérebro.
De acordo com um estudo realizado pela Universidade Rush, EUA, a canela pode promover estímulos ao cérebro e melhorar a capacidade de armazenar informações na memória. Os testes foram feitos com ratos de laboratório que foram divididos em dois grupos, com ingestão ou não da especiaria. Foi notado, então, que os animais que haviam consumido canela apresentaram desempenhos superiores nos desafios.
Canela faz bem para a memória
Segundo Kalipada Pahan, líder do trabalho científico, a canela já pôde ser associada a benefícios entre pacientes com Parkinson e que o novo estudo também indica que o alimento pode auxiliar no aprendizado, pois age no hipocampo, região do cérebro responsável pela formação de memórias novas.
A pesquisa apresenta resultados preliminares, mas bastante promissores. De acordo com os cientistas, o próximo passo é tentar verificar se os mesmos efeitos poderão ser analisados em seres humanos.
Apesar de termogênica e provocar aceleração no metabolismo, a canela, mesmo sendo estimulante, sai na frente em comparação com outras bebidas energéticas e café, por exemplo, por não comprometer a saúde do coração.
Livre de cafeína, taurina e metilxantina, aminoácidos estimulantes presentes em bebidas energéticas, café e guaraná, a canela garante pique sem gerar os efeitos das outras substâncias que, em excesso, pode provocar problemas no coração e no sistema circulatório.
Dicas para turbinar a memória
- Suco da memória: receita certeira que turbina seu cérebro
- Você tem memória ruim? Passe a incluir essas ervas nas refeições
- 7 jeitos mais garantidos de reforçar sua memória