Câncer de tireoide: o que é, sintomas e tratamento

por | jun 30, 2016 | Saúde

No  filme “A culpa é das estrelas”, a adolescente Hazel, protagonista da história, luta contra um câncer de tireoide. Fora das telas, a doença é pouco comum e representa entre 2% e 5% do total de câncer em mulheres e menos de 2% nos homens, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Leia também:

Tipos de câncer mais comuns em mulheres

Vacina contra HPV pode evitar câncer de colo do útero

Alimentos funcionais ajudam a reduzir os riscos de câncer de mama

Os  tumores da tireoide aparecem, em sua maioria, em mulheres com idades entre 25 e 65 anos. “O sexo feminino é muito mais suscetível a eles que o masculino. Mas ainda não há uma explicação para a predominância desses tumores em mulheres”, diz o oncologista Celso Rotstein, consultor médico da Fundação do Câncer.

É possivel prevenir o câncer?

Hazel luta contra um câncer de tireoide no filme “A culpa é das estrelas” (Crédito: Divulgação)

O médico explica que, hoje em dia, o maior acesso a exames de imagem permite que sejam feitos mais diagnósticos de nódulos tireoidianos, cuja positividade para o diagnóstico de câncer deverá sempre ser confirmada pela biópsia. “A doença tem, em média, 95% chances de cura, desde que diagnosticada precocemente e o paciente receba acompanhamento médico por pelo menos cinco anos após a retirada da glândula”, afirma.

A melhoria nas condições de tratamento, aperfeiçoamento da cirurgia e tratamentos complementares e pós-cirúrgicos resulta numa redução do número de mortes. No entanto, ele ressalta que não há evidências estabelecidas sobre  prevenção do tumor de tireoide.

Tratamento do câncer de tireoide

A cirurgia (tireoidectomia) é a linha de frente do tratamento. “Os pacientes podem ser submetidos à  retirada da tireoide de forma total ou parcial”, explica. “A pessoa que remove completamente a tireoide precisará ser tratada com reposição hormonal contínua. Aqueles que após a cirurgia ainda têm doença residual ou mais agressiva poderão ser submetidos a um tratamento complementar com iodo radioativo. Quando a molécula de iodo é submetida a um processo que a deixa radioativa, ela tem a capacidade de ser captada por células doentes que possam ter restado e destruí-las”.

Ele esclarece também que a rouquidão pode acontecer com qualquer doença que afeta a tireoide. “Existe uma enervação próxima que pode ser afetada na cirurgia, mas é algo que acontece pouco”, afirma.

recuperação da cirurgia da tireoide costuma ser tranquila, e não requer muitos dias de internação.