Para detectar um câncer de mama logo no começo é preciso ir além do autoexame das mamas. Outras alterações – às quais você provavelmente não está atenta – podem ajudar a identificar um tumor antes que ele seja sentido pelos dedos. Para isso, é preciso olhar-se no espelho e buscar pelos sintomas do câncer de mama que aparecem na superfície dos seios. Conheça-os a seguir.
Leia também
- Câncer de mama: veja como o tratamento evoluiu
- Quando precoce, câncer de mama tem 98% de chances de cura
- Câncer de mama pode não ser percebido pelo toque
Câncer de mama: sintomas pouco conhecidos
Alterações da pele

A presença de um tumor no seio encurta os tecidos internos da mama e, consequentemente, puxa a pele para dentro, dando a ela uma aparência rugosa. A alteração é também comum em pessoas que perderam bastante peso.
Mamilo invertido ou que muda de posição ou formato

Nesse caso, pode haver um tumor atrás do mamilo causando a retração.
Erupção cutânea ao redor ou no próprio mamilo

Inflamação e vermelhidão mamilares são sintomas característicos da doença de Paget, um tipo de tumor que fica atrás do mamilo e cujas células se proliferam dos ductos mamários (que levam o leite durante a amamentação) até a pele do mamilo.
Saída de secreções pelo mamilo

Isso pode acontecer caso as células cancerígenas estejam nas paredes dos ductos mamários próximos ao mamilo.
Inchaço nas axilas ou ao redor do pescoço

Nessas partes do corpo estão localizados os gânglios linfáticos, partes importantes do sistema imunológico, que estará em alerta para combater a doença.
Aspecto de casca de laranja

Em tipos mais raros de câncer, as células causadoras da doença entopem pequenos canais linfáticos da mama, causando inflamação e pequenas depressões na superfície do seio.