Canalização da energia através da acupuntura

por | jun 15, 2011 | Saúde

A canalização da energia através da acupuntura ocorre por conta do estímulo que esta técnica promove, resultando na cura de várias condições, e na melhoria do funcionamento do organismo.

Essa estimulação dá-se através da inserção de agulhas, aplicação de calor, ou da estimulação elétrica em pontos especifícos. Estes são os canais energéticos, denominados meridianos, que podem ser classificados como rios que atravessam todas as partes do corpo, nutrindo e irrigando os tecidos.

Ao ser introduzida, a agulha da acupuntura desbloqueia as obstruções, restabelecendo o fluxo normal da energia que percorre o organismo, corrigindo os desequilíbrios.

Na perspectiva da ciência, a acupuntura faz um estímulo do sistema nervoso central, que por sua vez libera substâncias químicas para os músculos, para o cerébro, e medúla espinhal.

Em resumo, a ação destas substâncias é que regula toda a parte interna do organismo, promovendo o equilíbrio bioquímico, que resulta no bem estar emocional, além do físico.

Essa técnica é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como um tratamento eficaz para distúrbios digestivos, hiperacidez, gastrite, complicações no cólon, diarreia, constipação, dor de garganta, sinusite, e doenças respiratórias em geral, como o bronquite, a asma, entre outras.

Também é reconhecida para o tratamento de desordens musculares e neurológicas, como dores de cabeça, tiques faciais, neurite na costela e no ombro, e várias formas de tendinites, como a lombalgia, a ciática e a osteoartrite.

Ainda conforme a OMS, a acupuntura é indicada para problemas do sistema reprodutivo, sendo muito eficaz para as condições de estresse emocional e tensão generalizada.

Vale citar que a acupuntura é uma das vertentes da Medicina Alternativa mais bem estudadas e documentadas em todo o mundo.

Sua eficácia é comprovada com base em evidências e estudos controlados. O impacto da acupuntura é tamanho no tratamento de determinadas condições, que até mesmo médicos alopatas buscam aprender a técnica.

Nos Estados Unidos, existe um número estimado de que pelo menos três mil médicos da medicina convencional fizeram cursos de acupuntura afim de estarem aptos para incluir a técnica no atendimento aos seus pacientes.