Caracterizado pelo movimento involuntário – que normalmente ocorre durante o sono – de ranger os dentes provocando atrito entre os de cima e os de baixo, o bruxismo tem como principais sintomas dores de cabeça e nos músculos da face, dor e estalos na mandíbula, além de dor e zumbido de ouvido.
Causas e tratamento do bruxismo
Um alinhamento anormal dos dentes pode ser a razão bastante localizada do bruxismo, mas a causa mais comum da condição ainda é um distúrbio muito comum, mas que nem todo mundo relaciona ao problema: a ansiedade.

Pessoas que sofrem de ansiedade ou mesmo estresse podem, sem perceber, ter dificuldade em relaxar e, consequentemente, movimentar a mandíbula durante o sono, período em que não conseguimos controlar a musculatura.
O bruxismo não tem cura, mas pode ser tratado com placas dentárias que evitam o atrito entre os dentes.

Mas para controlar o aspecto psicológico que envolve a condição pode ser necessário ainda fazer uso de medicamentos e terapias para controlar e aliviar quadros de ansiedade e estresse, assim como a prática regular de exercícios e meditação.
Se não for tratado, o bruxismo, além de dores constantes, pode deixar os dentes achatados, lascados, soltos e até mesmo quebrados. Pode ainda ocorrer desgaste do esmalte, aumento da sensibilidade dentária, alterações na gengiva e disfunções da mandíbula.
Cuidados com a saúde bucal
- Erros ao escovar os dentes: o que detona gengiva, por que da sensibilidade e +
- Escovar os dentes depois de comer pode estar estragando seus dentes
- Com que frequência você deve trocar sua escova de dentes?