Gripes e resfriados são condições simples, que raramente provocam grandes complicações de saúde e desaparecem em poucos dias. Em alguns casos, no entanto, as doenças podem deixar o paciente com um outro problema a ser enfrentado: a bronquite.
Bronquite: o que é
Geralmente consequência de uma gripe ou outra doença respiratória, a bronquite é caracterizada pela inflamação dos brônquios, que são as vias que conduzem o ar que é respirado até os alvéolos pulmonares.
De acordo com informações do Hospital 9 de Julho, no paciente com bronquite, os cílios que revestem o interior dos brônquios deixam de eliminar o muco presente nas vias respiratórias e, ao acumular a secreção, os brônquios ficam inflamados e contraídos, dificultando a passagem do ar.
Crônica
Geralmente associada ao tabagismo, a bronquite crônica é a que acontece de forma muito prolongada. Mais grave do que a aguda, pode deixar o paciente vulnerável a outras infecções respiratórias, como pneumonia, por exemplo, se não for corretamente tratada.
Aguda
A bronquite aguda é caracterizada por crises curtas, que podem até duas semanas, e causadas normalmente por vírus e, em alguns casos, infecção bacteriana. Crises de bronquite aguda também podem ser desencadeadas pelo contato com poeira, inseticidas, tintas, ácaros e fumaça de cigarro.
Sintomas
Segundo informações da Mayo Clinic, os principais sintomas de bronquite são:
- Tosse seca ou com expectoração (no caso da bronquite aguda)
- Tosse com muco (no caso da bronquite crônica)
- Fadiga
- Falta de ar
- Febre ligeira
- Calafrios
- Desconforto no peito
- Chiado no peito
Como diagnosticar
Além dos sintomas, o médico pode pedir alguns exames extras para confirmar o diagnóstico de bronquite, como raio-x do tórax, teste de função pulmonar e testes de escarro (muco que o paciente expele dos pulmões).
Tratamento
A maioria dos casos de bronquite aguda melhora geralmente dentro de algumas semanas, sem a necessidade de tratamento específico.
Remédio
Quando a bronquite é causada por infecções bacterianas, o médico pode indicar o uso de antibiótico para tratar o problema.
Tem cura?
A bronquite aguda normalmente se cura sozinha, com o desaparecimento dos sintomas em um período de até dez dias. A bronquite crônica em casos avançados, no entanto, tem menores chances de recuperação total. Tratar o problema e abandonar o tabagismo melhoram significativamente o quadro do paciente.
Quando a bronquite ataca
A bronquite geralmente é causada por vírus, como o de gripes e resfriados, tabagismo e contato prolongado com poluição do ar, poeira ou gases tóxicos.
Outros fatores que aumentam o risco de bronquite são baixa imunidade e até refluxo gástrico. Repetidas crises de azia severa podem irritar a garganta e deixar o paciente mais propenso a desenvolver bronquite.
Prevenção
Algumas medidas simples podem reduzir as chances de bronquite, segundo o site médico WebMD. São elas:
- Evite fumar
- Tome vacina contra a gripe
- Lave as mãos com frequência
- Use uma máscara quando entrar em contato com substâncias que podem incomodar os pulmões
Doenças respiratórias
- Bronquite, gripe e pneumonia podem causar ataque cardíaco: veja a relação
- Pneumonia: viral ou bacteriana, sintomas iniciais, tratamento e transmissão
- Asma cardíaca é mais perigosa que a comum e você precisa saber diferenciar