A disidrose é um quadro clínico caracterizado pelo surgimento de bolhas de água na palma das mãos e nos pés. Essas bolhas podem se agrupar assumindo diâmetros maiores causando desconforto e coceira. A condição, que não é contagiosa, tende a evoluir no período de três semanas até seu desaparecimento completo, mas há casos em que pode se tornar crônica.
Disidrose: sintomas da doença
Os sintomas da doença consistem no aparecimento de bolhas simétricas e bilaterais nas regiões laterais das mãos e dos pés. Em casos mais graves, as vesículas – nome técnico – podem se espalhar por toda a região.
As bolhas geralmente são da cor da pele ou levemente avermelhadas. Elas causam incômodos como coceira e deixam a região onde estão instaladas dolorida. O quadro clínico pode se tornar crônico com descamação, aumento da espessura da pele e fissuras na região da palma da mão e sola dos pés. O desconforto pode ser tão grande que o paciente pode enfrentar dificuldades de manusear coisas e de andar.

Causas
Não se sabe ao certo o que causa a disidrose, mas estima-se que o problema pode estar relacionado à alguma alergia à medicamentos, fungos, cheiro ou alimentos. A condição também está associada ao estresse emocional.
Tratamento
Na fase aguda, o tratamento consiste em compressas ou banhos de permanganato de potássio ou água boricada a 2%, de duas a três vezes ao dia, até a melhora das lesões. Um creme de corticoide de alta potência, ou pasta d’água, pode ser usado associado às compressas, ou após a melhora do quadro. Nos casos graves, o uso de corticoide por via oral costuma ser indicado pelo médico.
Alergia alimentar
- Quais alimentos mais causam alergias?
- Novo tratamento promove tolerância ao alimento antes proibido
- 22 causadores de alergia que estão na sua comida