Ter uma bolhas d’água na região íntima é sinal de que sua saúde está em risco. Essas feridas podem aparecer na vulva, clitóris, virilha ou entrada da vagina e merecem atenção. A seguir, entenda o que podem significar:
Causas de bolhas d’água na parte íntima
Segundo a ginecologista Cíntia Pereira, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, as bolhas na vagina têm o aspecto de pequenas feridas, mas com líquido dentro. Elas devem ser analisadas por um ginecologista em exame físico, pois podem ser fruto de diversas condições, sendo as principais:
Dermatite bacteriana
Alguns tipos de bactérias causam dermatites na pele da vulva. Além das bolhas, o quadro manifesta coceira intensa.

Herpes genital
O herpes genital é uma doença sexualmente transmissível (DST) comum que causa bolhas d’água na virilha, clitóris e monte pubiano principalmente. Sua transmissão ocorre pelo contato direto e desprotegido com as feridas.
Impetigo bolhoso
O impetigo também pode gerar bolhas na vulva. Ele afeta a pele, é contagioso e provocado por bactérias como o Staphylococcus aureus e o Streptococcus pyogenes.
Reação alérgica
Mulheres que têm alergia a absorventes, protetores diários, preservativo de látex, lubrificantes, brinquedos sexuais ou outros produtos íntimos podem manifestar sintomas como coceira, vermelhidão e formação de bolhas.
Queimaduras por uso de produtos químicos
Ácidos, cremes e outros produtos podem lesionar tanto a pele a ponto de provocar bolhas d’água. Nesse caso, o ideal é buscar um dermatologista.

O que fazer?
A ginecologista Cíntia Pereira afirma que o primeiro passo é marcar uma consulta com um ginecologista. Além disso, é importante usar preservativo, manter a higiene do local e evitar estourar as bolhas.
Se notar que as lesões vêm acompanhadas de vermelhidão, coceira, dor e/ou pus, é recomendado buscar um pronto-socorro para avaliação imediata.
Sintomas de doenças na vagina
- Sintomas de DST: verrugas, pus, cólica e até pesadelos indicam que você tem
- Ginecologista lista 7 doenças que estão por trás daquela coceira na vagina
- Tudo sobre vaginose bacteriana: doença ataca sua região íntima