Todos já ouviram falar sobre os famosos alimentos orgânicos: são aqueles cultivados em uma terra fértil e natural que não possuem agrotóxicos ou fertilizantes químicos. Além de serem enriquecidos de nutrientes, esses alimentos são mais saborosos e ajudam a melhorar a qualidade de vida e a saúde, tanto humana quanto do planeta.
Leia também:
Benefícios da cebola
Alimentos ricos em ferro
Má alimentação causa dores de cabeça
Benefícios para o corpo
Segundo o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), os alimentos de origem orgânica apresentam 63% a mais de cálcio, 73% a mais de ferro, 118% a mais de magnésio, 91% a mais de fósforo, 125% a mais de potássio e 60% a mais de zinco, todas vitaminas essenciais para a saúde.
Um dos maiores benefícios dos alimentos orgânicos para o corpo é a proteção contra doenças cardiovasculares e degenerativas. Os orgânicos também podem se considerar aliados no tratamento de doenças como o câncer, por serem mais anti-oxidantes que os alimentos tradicionais.
Quais alimentos são orgânicos?
Os alimentos orgânicos são diversos: verduras, frutas, legumes, carnes, ovos, sucos, açúcar, chás, geleias, mel, feijão, cereais, laticínios, doces, café, entre outros.
Alimentos como pimentão, morango, pepino, alface e cenoura não-orgânicos carregam quantidades excessivas de agrotóxicos e prejudicam a saúde, portanto devem ser consumidos moderadamente.
O preço dos orgânicos pode custar mais para o bolso devido às técnicas de produção usadas no cultivo.
Para você ter certeza de que o alimento a ser comprado é orgânico, confira na embalagem se o produto possui o selo de certificado do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (Sisorg).
Alimentos que valem a pena consumir orgânicos
Batata: é um alimento saudável porque é rica em nutrientes como vitamina C, vitamina B6, cobre, potássio, magnésio, triptofanos e fibras.
Cereja: É indicada para pessoas com doenças cardíacas ou diabetes e ajuda a reduzir o risco de acidente vascular cerebral (AVC).
Maçã: Ajuda a diminuir o colesterol, previne problemas respiratórios, diminui o risco de diabetes, combate resfriados e melhora as funções cerebrais.
Morango: Ajuda as pessoas que querem emagrecer, pois graças às fibras, ele aumenta a sensação de saciedade e diminui a fome. Ele também controla o colesterol e evita o envelhecimento precoce.
Pepino: Fonte de vitaminas do complexo B, luta contra o câncer, alivia o mau hálito, hidrata o corpo e repõe vitaminas diárias, auxilia na perda do peso e reduz o colesterol.
Pêssego: Fonte das vitaminas A, B e C. Possui muito potássio, fósforo e sódio. É uma fruta indicada para quem quer perder peso.
Tomate: Possui um agente antioxidante e anticancerígeno. Está associado a índices reduzidos de câncer de pâncreas, cervical e próstata. Protege o organismo de infecções bacterianas.
Uva: Possui vitaminas C e vitaminas do complexo B. São boas para o coração, funcionam como diurético e laxante natural e tem poderes antivirais e antibacterianos.
Que tal aderir aos alimentos orgânicos e de quebra colaborar com o meio ambiente?