O tamanu é um arbusto bastante exótico nativo da região do Pacífico, encontrado principalmente nas ilhas polinésias. Embora ainda não seja tão popular no Brasil, o óleo extraído das sementes dessa árvore é bastante utilizado para fins medicinais em sua região de origem por conta de propriedades importantes no tratamento de alguns problemas na saúde, sobretudo, da pele.
Leia também:
Combater estrias com óleo de pracaxi
Hidratação natural com óleo de kukui
Soja preta é aliada contra envelhecimento precoce
Combater estrias
Graças às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e cicatrizantes, o óleo de tamanu é considerado um aliado importante para um tratamento natural de estrias. A vantagem desse óleo é também sua alta e rápida absorção pela pele. É recomendada a aplicação de apenas duas ou três gotas de óleos por dia no local que será tratado.
Curar feridas na pele
As propriedades curativas do tamanu também são tradicionalmente utilizadas por tribos da região do Pacífico. Esse efeito da planta decorre de sua ação antisséptica, antiparasítica e altamente anti-inflamatória, capaz de acelerar a cicatrização de cortes e lesões na pele.
Produto de beleza natural
Para quem procura por tratamentos naturais de beleza, o óleo de tamanu é uma boa alternativa. Seu poder hidratante e regenerador ajuda na recuperação da pele e dos cabelos – os ácidos graxos presentes no produtos selam os fios e a epiderme, impedindo a evaporação da água.