Benefícios do óleo de borragem

A borragem é uma planta nativa das florestas mediterrâneas do sul da Europa e do Oeste da Ásia. Rica em nitrato de potássio e mucilagem, a planta conta com propriedades diuréticas, sudoríferas e emolientes. Entre seus usos mais comum estão o tratamento dos sintomas de gripe, bronquite e outros incômodos no sistema respiratório, além de ajudar na eliminação de herpes, sarampo e problemas nas vias urinárias.

Leia também:
Combater estrias com óleo de pracaxi
H
idratação natural com óleo de kukui
C
urar feridas na pele com sálvia

Como as folhas da borragem têm pelos -o que dificulta a filtragem para chás-, a planta é mais usualmente consumida como óleo, extraído de suas sementes. Tanto em utilização tópica como em ingestão, esse óleo pode ser um importante aliado como  remédio natural para alguns problemas.

Como usar óleo de borragem

Hidratar as unhas e cutículas

Quem sofre com as cutículas ressecadas ou quer fortalecer unhas quebradiças pode contar com a ajuda esse óleo. Para isso, basta esfregá-lo na região enquanto estiver removendo as cutículas ou após a lavagem das mãos. Graças à ação do ácido salicílico, além de hidratar, esse óleo também age como antisséptico.

Tratamento natural para o cabelo

Em função de suas propriedades regenerativas, o óleo de semente de borragem é interessante também para recuperar, dar brilho e hidratar aos fios. Para aproveitar esse benefício, basta misturá-lo em sua máscara de hidratação.

Aliviar a TPM

A borragem é um estimulante natural das glândulas suprarrenais, o que acelera a produção de adrenalina e, assim, aumenta a sensação de bem-estar, útil para aliviar os incômodos da tensão pré-menstrual. Além disso, o efeito analgésico dessa planta ajuda ainda a aliviar as dores da cólica menstrual.