O magnésio é um mineral presente na clorofila de todas as plantas. Duas de suas principais funções são: a produção de insulina pelo pâncreas e o processo metabólico da glicose sanguínea. Tal interação, entre o mineral e o hormônio, se dá, pois é a insulina quem transporta o magnésio para o interior das células.
Leia também:
5 alimentos bons para estômago sensível
Chás para dormir: 5 receitas infalíveis
Conjuntivite: causas, sintomas e tratamentos
E esta relação entre o magnésio e a insulina determina a situação de nossa saúde. Baixos níveis do mineral dentro das células e no sangue são associados à resistência insulínica, intolerância à glicose e redução da secreção de insulina pelo pâncreas, por exemplo.
Benefícios do magnésio
O magnésio tem ação vasodilatadora, previne espasmos, protege o sistema cardiovascular, além de ajudar na dissolução de coágulos e ser antioxidante.
Onde encontrar magnésio?
O teor de magnésio presente nas folhas verdes, nozes, sementes, grãos e leguminosas depende da qualidade do solo. Por isso, além de consumir vegetais vindos de produtores confiáveis, o uso de suplementos alimentícios também é possível; desde que com prescrição e autorização médicas.
Quem mais precisa de magnésio?
Idosos, diabéticos e pré-diabéticos, praticantes de atividades físicas intensas, pacientes com alterações cardiovasculares e indivíduos com grande estresse mental são destaques no grupo de pessoas mais propenso a necessitar de magnésio.