Pouco calórico e altamente nutritivo, o aspargo é um alimento que merece atenção especial no cardápio para manter a saúde em dia e nas dietas para emagrecer. Com propriedades que fortalecem o organismo, aceleram seu funcionamento e ajudam a eliminar toxinas, esse vegetal tem benefícios de sobra para fazer parte da alimentação no dia a dia.
Leia também:
Dona da barriga mais famosa do Instagram ensina a chapar comendo aspargos
Receita de patê de aspargo
Dieta desintoxicante: cardápio para jantar
Rico em vitamina A, C, zinco, manganês e selênio, o aspargo é altamente antioxidante e poderoso na renovação celular e no combate ao envelhecimento precoce. As vitaminas são benéficas para fortalecer o sistema imunológico e aumentar a resistência à doenças oculares associadas à idade, como degeneração muscular e catarata.
Prevenção contra câncer
Além dos antioxidantes, o alimento também conta com fortes propriedades anti-inflamatórias. Juntos, esses dois fatores são aliados na prevenção contra diversos tipos de cânceres, como no pulmão, bexiga, próstata, cólon, entre outros.
Graças à presença da vitamina folato, o alimento também é benéfico para a saúde do coração. Isso porque esse nutriente regula a atividade de aminoácidos que, em níveis elevados, podem acarretar doenças cardíacas. Outras vitaminas do complexo B ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue e a metabolizar amidos.
Benefícios do aspargo para a dieta
O aspargo está entre o grupo de alimentos desintoxicantes por ser altamente diurético. Estimulando a produção de urina, esse vegetal ajuda a expulsar toxinas do corpo mais rapidamente, além de diminuir o inchaço e aliviar a retenção de líquidos – fator que contribui para o ganho de peso.
Outra vantagem do aspargo é que é um dos alimentos ricos em fibras, que ajuda a combater a prisão de ventre e regula o funcionamento do intestino, fator essencial para o emagrecimento.