Benefícios da pitaya: regula o colesterol e previne câncer

por | jul 4, 2014 | Saúde

Originária das Américas, a pitaya é uma fruta exótica, mas de sabor suave. Sua aparência especial guarda uma riqueza considerável de nutrientes e benefícios à saúde.

Leia também:
Alimentos contra a gastrite: 5 melhores

Enxaqueca: 6 alimentos que melhoram a dor

Pele perfeita com gengibre

Benefícios da pitaya para a saúde

A fruta do dragão, como também é chamada, contém vitaminas fósforo e oligossacarídeos, que auxiliam no processo digestivo, além de prevenir doenças como o câncer de cólon e diabetes.

Ela também ajuda a neutralizar substâncias tóxicas, como metais pesados, e faz com que o organismo os elimine com mais facilidade. É um alimento que reduz o mau colesterol e atua contra a hipertensão.

Benefícios das flores, sementes e talos da pitaya

Além dos benefícios das frutas, as flores e os talos da pitaya podem ser usados para tratamentos de pacientes com problemas renais. Já as sementes deste vegetal contém grandes quantidades de ácidos graxos essenciais, aliados do sistema nervoso e cardiovascular.

Como consumir pitaya?

A pitaya pode ser consumida in natura ou processada em sucos funcionais, geleias e doces. Por agradar até paladares mais sensíveis, também pode ser incluída em misturas agridoces, como saladas de verduras com frutas e acompanhamento para peixes. Caso haja interesse em ingerir qualquer um dos componentes da planta regularmente, é indicado buscar um nutricionista para receber as melhores orientações de consumo.