Você gosta de uma pimentinha no prato? Se a respista for assim, é que você pode começar agora mesmo a variar os tipos de pimentas e começar a variar um pouco nas suas receitas. Desde que consumidas com moderação, as pimentas trazem uma série de benefícios para a saúde: ajudam a manter a saúde cardíaca (especialmente a pimenta cayenna), são antibióticos naturais, combatem as inflamações, são boas para a digestão e para a saúde dos ossos e ainda são aliadas no emagrecimento!
Mas evite comer pratos apimentados todos os dias – neste caso o tiro sai pela culatra e o excesso de picância pode irritar as mucosas do estômago e intestinos, além de deixar seu paladar insensível.
Vamos conhecer algumas pimentas diferentes, seus graus de picância e em que pratos elas caem melhor?
Tipos de pimentas
Cayenna
Ardida, vermelha e levemente enrugada, a pimenta Cayenna é uma das aliadas a nossa saúde e pode ser usada fresca ou em pó. Cultivada no Brasil e América do Sul e Central, é boa para a saúde cardíaca e digestiva, além de melhorar a circulação sanguínea em geral. Mas atenção: é preciso tirar todas as sementes antes de cozinhar com ela, pois são tóxicas.
Jamaicana
A pimenta jamaicana tem alta picância e não é para os paladares desacostumados. Pequena e colorida é usada principalmente em molhos e salsas. Se for usar, proteja mãos, olhos e garganta, que a jamaicana é potente!
Jalapeño
É uma das pimentas mexicanas mais populares, especialmente nos Estados Unidos. De picância suave a mediana é usada em uma diversidade de receitas: entra tanto em doces como geleias e compotas como nos famosos tacos e burritos mexicanos, onde é consumida crua ou em conserva.
Chipotle
É a pimenta Jalapeño seca, o que a deixa bem mais picante. Encontrada inteira, em conserva, em forma de molho ou em pó, combina muito bem com páprica doce. Vai bem com vegetais e grãos e pode dar um toque especial no grão de bico.
Tabasco
Mais uma mexicana famosa: a pimenta tabasco é vermelha, cheirosa e picante. Mais conhecida pelo molho que leva seu nome, pode também ser usada no lugar da malagueta, mas normalmente cai melhor para apimentar entradas e porções do que em molhos.
Habanero
Extremamente picante (a mais ardida da nossa lista), a pimenta Habanero é Mexicana e bem colorida, aparecendo em cores como vermelho, rosado, verde, amarelo ou alaranjado.
Chilli
A mais popular pimenta norte-americana pode vir em várias cores: vermelho, amarelo, laranja ou verde e é encontrada fresca, em pó ou em forma de molho concentrado. Bem picante, combina com tudo –desde que a pessoa esteja acostumada com a picância.
Thai
Queridinha da cozinha tailandesa e asiática, a pimenta thai é verde ou vermelha e comprida – e realmente bem picante, ou seja, não é para os fracos! É preciso tomar cuidado na hora de prepará-la e evitar contato prolongado com as mãos para não causar queimaduras.
Agora é ir atrás e experimentar estas pimentas diferentes para prevenir doenças.