Batata barôa, aipim branco, cenoura amarela: vários nomes recebe a famosa mandioquinha. Assim como na denominação, sua utilidade gastronômica também é versátil: vai bem em purês, sopas, cremes, seletas de legumes e substituindo a batata tradicional. Conheça também alguns benefícios da mandioquinha:
Leia também
Alimentos vivos: o que são?
Como higienizar frutas e legumes corretamente
Benefícios do óleo de jasmim
Mandioquinha fornece energia
A mandioquinha é uma ótima fonte de energia. Os carboidratos contidos neste alimento vêm de um amido de granulação pequena, o que significa que ele tem fácil digestão pelo organismo.
Mandioquinha previne a osteoporose
O cálcio é fundamental para a formação de ossos, cartilagens e dentes. Com a mesma importância, também há o fósforo e o magnésio. Todos estes nutrientes estão presentes na mandioquinha, que, por isso, ajuda na prevenção de doenças como osteoporose e anemia.
Mandioquinha ajuda no combate à pressão alta
A mandioquinha também ostenta boas quantidades de potássio, mineral que ajuda a regular a pressão arterial e nos processos de recuperação muscular.
Dicas de receitas com mandioquinha
A mandioquinha pode substituir a batata em receitas de massas e sopas. Das formas mais saborosas de consumi-la, está o creme de mandioquinha. Veja a receita:
Ingredientes
- 5 mandioquinhas médias
- 100ml de leite morno
- Ervas finas e sal
- Água filtrada
Modo de preparo
Cozinhe as mandioquinhas em panela de pressão ou em água. Após cozidas e macias, em um liquidificador, acrescente o vegetal, o leite, uma pitada de sal e as ervas finas de sua preferência. Bata até obter um creme aveludado. Coloque em uma sopeira individual e sirva quente.