Chamada também de may chang ou pimenta chinesa, a litsea cubeba é uma planta nativa do continente asiático e cultivada especialmente na China e na Malásia. O óleo essencial obtido da destilação das folhas dessa planta já é utilizado há quase um século em sua região de origem.
Leia também:
Óleo de rosa-mosqueta para cuidar da pele
Óleo de petit grain como desodorante natural
Óleo inca como suplemento alimentar
A imensa variedade de propriedades medicinais tem tornado essa planta cada vez mais popular para tratamentos alternativos e aromaterapêuticos. Seus principais usos estão relacionados, entre outras propriedades, a seu efeito antisséptico, antidepressivo, adstringente e estimulante.
Óleo de litsea cubeba para relaxar o corpo e a mente
Além de sua ação antidepressiva, essa planta chinesa é eficaz ainda contra dores e tensões musculares associadas ao stress. Ela é útil para minimizar dores no sistema respiratório, aliviando bronquites, alergias, asma e sensação de tórax pesado. Na medicina oriental, a litsea é utilizada ainda para regular a pressão arterial e estabilizar a frequência cardíaca.
Pele
Agindo como tonificante, a litsea fortalece a pele, ajuda a regular a produção de óleo, auxiliando, assim, no controle de acnes e eczema. A planta é utilizada também na medicina alternativa como perfume relaxante para ser utilizando, principalmente, antes da meditação com o objetivo de transmitir clareza mental, força e tranquilidade.
Repelente
Outros benefícios da litsea cubeba é seu efeito como repelente natural. Misturando-se uma pequena quantidade (uma ou duas gotas) de óleo essencial em velas aromáticas ou em loções para o corpo, a planta ajuda a afastar mosquitos e outros insetos pequenos.