Benefícios da lentilha para manter a saúde em dia

por | jul 7, 2014 | Saúde

Que tal uma sopa de lentilha para se aquecer no inverno? Além de saboroso, o alimento é rico em uma série de vitaminas, fibras e minerais, que ajudam a proteger o coração, regular o intestino e evitar doenças. Confira os melhores benefícios da lentilha para incluí-la no cardápio já.

Alimento detox

Os grãos de lentilha fazem parte do grupo de alimentos desintoxicantes e possuem ação altamente alcalinizante, que ajuda a equilibrar, desobstruir o fígado e eliminar toxinas mais rapidamente.

Diminui o colesterol

A lentilha é repleta de fibras solúveis e insolúveis. Esses nutrientes estão relacionados ao equilíbrio dos níveis de insulina, controle do colesterol e regulação do trânsito intestinal.

Combate a anemia

Rica em ferro, a lentilha é um dos melhores alimentos para evitar a anemia. Esse elemento é fundamental para que as células transportem oxigênio pelo corpo, o que também torna o organismo mais resistente a doenças infecciosas e evita a fadiga.

Fortalece o coração

O magnésio, mineral concentrado na lentilha, é importante para estabilizar a pressão arterial e proteger as artérias. Além disso, o elemento está relacionado também à diminuição dos riscos de trombose.

Combate a depressão

Um dos alimentos que ajuda a combater a depressão é a lentilha. Isso porque os grãos contém triptofano que, junto com o magnésio, auxilia na síntese de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

Leia também:
Alimentos ricos em fibras; veja os benefícios
R
eceita de sopa de lentilha
R
eceita de salada com cenoura e lentilha