Muitos de nós não podemos acordar sem bebermos uma xícara de café. A cafeína nos ajuda a manter-nos bem dispostos durante o resto do dia. Entretanto, há uma controvérsia acerca dos efeitos da mesma no corpo humano.
Isso nos faz esquecer dos benefícios que a cafeína tem, os quais citaremos à continuação.
Em primeiro lugar, devemos responder à seguinte pergunta: o que é a cafeína?
Pois bem, a cafeína é um estimulante. Ela trabalha no sistema nervoso, na parte em que se localiza um neurotransmissor chamado adenosina. O resultado é uma excitação, o que pode ter diversos efeitos no corpo.
Há muitos tipos de alimentos e bebidas que contêm cafeína. Os mais comuns são: café, chá, cocoa, chocolate, bebidas energizantes e coca-cola. Além disso, estima-se que 90% dos adultos consumem essa substância em seu dia a dia em todo o mundo.
Seus efeitos dependem de inúmeros fatores, incluindo a tolerância das pessoas a determinada quantidade. Em geral, os benefícios da cafeína são os seguintes: aumenta a alerta mental a curto prazo, a energia e a habilidade de concentração.
Seu uso é, em particular, muito favorável para quem trabalha à noite. Também pode haver melhoras na função atlética causadas pelo consumo de cafeína.
Há alguns estudos que afirmam que a cafeína pode diminuir o risco de desenvolvermos certas doenças, como Parkinson, Alzheimer e até mesmo gota.
Porém, como dissemos anteriormente, a cafeína pode ter efeitos negativos e causar insônia. É por isso que se recomenda não consumi-la durante as 6 horas prévias ao sono.