A babosa é uma planta medicinal, também conhecida como Aloe vera. Popular, principalmente, como componente de produtos de beleza, o vegetal também pode ser usado para outros tipos de tratamento, como de infecções e inflamações.
Leia mais:
Benefícios do suco de babosa
Óleo de camomila para cuidar da pele e do cabelo
Dieta antiestresse: nutricionista dá cardápio para dias conturbados
Propriedades da babosa
A babosa tem ação adstringente, anestésica, bactericida e anti-hemorrágica. Nela, também estão contidas substâncias anti-inflamatórias, analgésicas e anticancerígenas, que auxiliam no trato do organismo e prevenção do Câncer.
Babosa para o cabelo
Entre os benefícios da babosa, estão também suas propriedades funcionais aos cabelos e à pele. Esta planta contém agentes regeneradores e cicatrizantes, já que é rica em cálcio, mineral que ajuda a manter o equilíbrio interno e externo das células e auxilia no fortalecimento e nutrição capilar.
Babosa para a pele
A babosa tem poder cicatrizante e reidratante, dois benefícios maravilhosos para a pele, bem como a presença de grandes quantidades de vitamina A. Graças às proteínas, ela também é capaz de restituir líquidos perdidos e reparar tecidos interna e externamente. Além disso, quando consumida, ajuda na eliminação de toxinas, processo fundamental para manter uma pele bonita e saudável. Também possível, inclusive como complemento, usar a planta in natura para preparar uma hidratação caseira para pele com babosa.
Contraindicações da babosa
Pelo fato de não haver apenas um tipo de babosa, recomenda-se que seu uso seja feito sob auxílio e prescrição de um médico ou homeopata; pois, além de algumas espécies de babosa apresentarem níveis de toxicidade prejudiciais ao corpo humano, o uso em excesso pode acarretar problemas ao organismo.
Grávidas podem usar babosa?
Não é recomendado o uso de babosa por grávidas, bem como mulheres no período de amamentação. O uso de babosa em crianças também não é indicado