Benefícios da avelã

por | abr 7, 2014 | Saúde

Pequena, arredondada e crocante, a avelã é uma oleaginosa típica da América do Norte, mas bastante conhecida e consumida no Brasil. Rica em vitaminas e minerais, a avelã faz bem e pode trazer muitos benefícios para a saúde desde que seja consumida com moderação.

Por que consumir avelã?

Faz bem para o coração

Rica em gorduras boas, a avelã combate o mau colesterol (LDL) e aumenta os níveis de bom colesterol. Além disso, a oleaginosa possui muitas fibras, que ajudam a proteger o coração.

Bom para grávidas

Outra substância presente na avelã é o ácido fólico, importantíssimo para a gravidez. A falta dessa vitamina no corpo das mulheres grávidas pode causar a má formação do tubo neural dos bebês, que é o sistema nervoso primitivo do feto.

Rejuvenesce

Para quem quer retardar o aparecimento de marcas de expressão, a avelã ajuda a rejuvenescer. Isso acontece pois o alimento é rico em flavonoides, substâncias responsáveis por combater os radicais livres e, por tanto, o envelhecimento celular.

Fonte de energia

Quando consumida crua, a oleaginosa é uma boa fonte de proteína vegetal, que garante energia ao corpo, além de ajudar na recuperação das células de músculos e ossos danificados.

Leia também:
Benefícios do sapoti
C
onheça os benefícios da damasco
B
enefícios do chá de melissa