Benefícios da abóbora para a dieta e para a saúde

por | jun 27, 2014 | Saúde

Conhecida também como jerimum, a abóbora é uma hortaliça bastante comum na América do Sul e é utilizada na preparação de diversos pratos. Quem ainda não adotou o alimento no cardápio está deixando de aproveitar as diversas vitaminas e minerais presentes nesse legume, que ainda é aliado em dietas para emagrecer. Confira as principais propriedades da abóbora para saúde.

Ação antioxidante

Com alta concentração de carotenoides, antioxidantes responsáveis pela cor alaranjada do alimento, a abóbora é muito eficaz no combate ao envelhecimento precoce e na prevenção contra câncer.

Melhora o humor

As sementes de abóbora são um excelente tratamento natural para depressão. Isso porque elas são ricas em triptofano, substância que ajuda a melhorar o humor e afastar a ansiedade.

Protege o coração

Esse antioxidante também é benéfico para a saúde do coração porque atua na prevenção de doenças cardiovasculares e ativa o sistema imunológico.

Ajuda a emagrecer

Uma colher de sopa de abóbora cozida contém apenas 15 calorias. Além disso, ela faz parte dos alimentos ricos em fibras, que ajudam a matar a fome sem engordar e fornecem sensação de saciedade prolongada.

Leia também:
8 alimentos que protegem o coração e ajudam na dieta
S
ementes de abóbora saciam a fome e fazem bem para o coração
A
limentos saudáveis: 5 melhores em benefícios