Poucas combinações são tão clássicas quanto saborosas quanto a da banana com o chocolate. O casamento de sabores pode ser encontrado em sorvetes, doces e variados tipos de sobremesa. Não à toa, já que ambos os alimentos costumam ser bem aceitos tanto por crianças quanto por adultos.
Benefícios da banana com chocolate para a saúde
O que nem todo sabe é que comer banana com chocolate (do tipo amargo) ainda pode fazer muito bem para a saúde da mulher. O doce é rico em antioxidantes que fortalecem a saúde e evitam o entupimento de artérias, além de contribuir para a perda de peso por garantir saciedade.
Lembrando, claro, que o chocolate deve ser 70% ou mais de cacau, pois o tipo ao leite, além de mais gorduroso, não possui as mesmas propriedades benéficas para a saúde. Duas colheres de sopa de chocolate amargo com banana, por exemplo, em um lanche da tarde, já ajudam a afastar a fissura por doces e manter o coração saudável.
A banana, fruta tradicional do cardápio do brasileiro, é rica em potássio, mineral que ajuda a controlar a pressão sanguínea e mantém o sistema nervoso funcionando com eficiência máxima. O potássio também reduz os riscos de derrame, de acordo com pesquisas.
Estudos apontam ainda que a banana garante energia, é diurética, antioxidante e laxante natural. Entre os benefícios da fruta estão o combate à anemia, doenças cardíacas e elevação da pressão arterial e elevação da capacidade mental e normalização das funções intestinais.
Vale ressaltar, no entanto, que ambos os alimentos devem ser consumidos com moderação e equilíbrio por quem está de dieta. A banana, por exemplo, é uma das frutas mais calóricas que existe e, quem quer emagrecer, levando em conta as calorias e a quantidade de fibra alimentar presente em cada tipo da fruta, deve dar preferência à banana maçã.
Saúde e alimentação
- Não consegue comer arroz integral? 6 jeitos de deixar o branco mais saudável
- Inclua mais ferro na sua alimentação para ter energia e perder peso: 15 fontes
- Por que comer comida industrializada pode te deixar doente (e gorda!)