Ashton Kutcher revela que doença inflamatória de vasos sanguíneos o deixou “sem falar, sem ouvir e sem andar”

por | ago 9, 2022 | Saúde

O ator Ashton Kutcher, conhecido por atuar em séries como “That 70’s show” e “Dois Homens e Meio”, recentemente falou sobre sua recuperação após ser diagnosticado com vasculite, uma doença que gera a inflamação de vasos sanguíneos.

Ashton Kutcher ficou sem enxergar, ouvir e andar por conta de vasculite

O ator de 44 anos contou ao apresentador Barry Grylls, em uma prévia do programa “Running Wild” ao qual a publicação Access Hollywood teve acesso, que está se recuperando após passar por um período de complicações por conta da vasculite.

https://www.instagram.com/p/BC_7kRanJ42/

“Há dois anos, eu tive essa forma estranha e super rara de vasculite. Durante esse período não consegui enxergar, ouvir nem andar”, disse ele a Barry Grylls. Kutcher comentou ainda que teve “sorte em estar vivo”.

Vasculite: o

que é

e quais são os sintomas?

De acordo com a instituição de saúde norte-americana Mayo Clinic, a vasculite é uma inflamação que pode acometer os vasos sanguíneos, desde os vasos microscópicos, até artérias e veias.

Essa inflamação faz com que as paredes dos vasos engrossem, reduzindo a largura de passagem de sangue. Caso esse fluxo seja restrito por muito tempo, isso pode resultar em danos aos tecidos e órgãos.

Vasos sanguíneos
Christoph Burgstedt/Getty Images/iStockphoto

Existem diferentes tipos de vasculite e a maior parte é rara. A doença pode afetar apenas um órgão ou vários, o que gera manifestações bem diversas.

Os principais sintomas são febre, dores de cabeça, fadiga e perda de peso. Mas, assim como aconteceu com Ashton Kutcher, a pessoa também pode sofrer com problemas mais localizados na região do corpo onde o fluxo sanguíneo foi afetado, como perda de audição, visão, além de dormência nas mãos e nos pés, sangramentos na pele e aparecimento de manchas vermelhas e úlceras estomacais.

Causas e tratamentos da vasculite

O ator não especificou se adquiriu ou nasceu com a doença, mas ainda segundo a Mayo Clinic, as causas da vasculite não são totalmente conhecidas. Em alguns casos ela pode ter componente genético e, em outros, pode ser secundária a alguns “gatilhos”, como infecções como hepatites B e C, câncer de sangue, doenças autoimune e o uso de drogas.

O diagnóstico pode ser feito por meio de exames de sangue ou imagem como ressonância, tomografia e raios-x, ou então por meio de biópsias.

O tratamento da vasculite se concentra, principalmente, no controle das inflamações e sintomas subjacentes. Geralmente são utilizados medicamentos corticoides com ação anti-inflamatória, como a prednisona. Em casos mais graves, os médicos também podem recomendar cirurgias.

Vasculite: Informações importantes

Hematoma que aparece com frequência pode ser sintoma destas doenças
Algumas crianças com Covid-19 estão desenvolvendo Síndrome de Kawasaki, alertam médicos
Maioria dos pigmentos de tatuagem não é permitida; muitos têm potencial cancerígeno