Arnica: o que é e para que serve? Conheça melhor as propriedades dessa planta

Planta vai além da medicina popular e tem espaço em muitos produtos da farmácia

Muito usada para o alívio de dores musculares, escoriações e até dores reumáticas, a arnica é uma planta medicinal bastante conhecida e dona de um aroma muito. Usada há séculos, ela ganhou espaço tanto na medicina popular quanto em formulações mais modernas e vendidas em farmácias, como pomadas, géis e sprays, por exemplo.

Seu uso, contudo, pode ir muito além do que você imagina. Veja abaixo.

O que é a arnica?

(Crédito: wirestock/freepik)

A arnica nada mais é do que uma planta nativa da Europa e da América do Norte e com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e anticoagulantes. Suas flores e folhas secas são as mais utilizadas para o preparo dos produtos com benefícios para a saúde.

Para que serve?

Embora seja muito conhecida para o alívio de dores, a arnica é indicada para muito mais do que isso. Sobre os hematomas, por exemplo, além de amenizar a dor, ela ajuda a reduzir o inchaço e a coloração roxa da pele.

Dores musculares decorrentes de esforço físico, nas articulações, em decorrência de contusões e cirurgias também podem apresentar melhora com a arnica. Há ainda benefícios até para dor de dente e gengivite. No entanto, você deve sempre tomar muito cuidado para não ingerir o produto, uma vez que ele é tóxico para o organismo.

As ações anticoagulante, anti-inflamatória e analgésica podem auxiliar ainda no tratamento de varizes e hemorroidas. Além disso, devido às propriedades antisséptica, antimicrobiana, a arnica ajuda a tratar furúnculo.

Saúde