As infecções do trato urinário (incluindo cistite) são comuns em várias pessoas. Muitas vezes as mulheres as experimentam em um grau maior do que homens, o risco de sofré-las crescem nos períodos pós-menopausa.
A melhor maneira de evitá-las é por meio de uma boa alimentação, e para isso algumas frutas são muito mais eficazes do que outras. Este é o caso dos arandos vermelhos, que se revelaram muito eficazes no tratamento de várias doenças. As infecções do trato urinário são adicionadas à lista graças a um recente estudo conduzido por pesquisadores gregos e publicado no Jornal de Medicina Alternativa e Complementar.
Os pesquisadores reuniram dez mulheres pós-menopáusicas entre 46 e 60 anos de idade, que tiveram três ou mais episódios de ITU (infecções do trato urinário) no ano passado. Elas receberam uma dose de arandos vermelhos constante, e os pesquisadores aguardaram os resultados do experimento.
Verificou-se que o arando vermelho reduziu significativamente o risco de novas infecções, demonstrando assim o seu potencial para resolver este problema.
Aparentemente, o trabalho destes frutos bloqueia a aderência de bactérias às paredes do aparelho urinário, impedindo assim que atuem atacando o nosso corpo e causando infecções com sua presença.