A relação entre sintoma e causa nem sempre é facilmente estabelecida, mas olhos secos, doloridos e com sensação de comichão ou queimação pode ser sinal de doenças na tireoide, glândula localizada na parte da frente do pescoço, responsável pela produção de hormônios que vão regular diversas funções no organismo.
Olhos secos podem indicar problemas na tireoide

Os desconfortos nos olhos podem indicar duas doenças na tireoide: doença de Graves, uma das causas de hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios) e tireoidite de Hashimoto, uma inflamação autoimune da tireoide.
Em ambos os casos, o comprometimento da tireoide ocorre quando o sistema imunológico, equivocadamente, ataca a glândula em vez de combater infecções. Como certas proteínas nos olhos são semelhantes ao tecido da tireoide, o sistema imune também pode encarar o órgão como alvo.

Tanto a secura quanto os demais incômodos surgem, basicamente, por falta de umidade, que é “roubada” pelas doenças na tireoide, informa o site médico WebMD. Embora compartilhe a mesma causa, o problema nos olhos não é curado com um tratamento da tireoide.
O alívio dos desconfortos pode ser conquistado através de colírios indicados por um médico, que evitam a secura e a vermelhidão, ou com a utilização de uma máscara na região dos olhos durante o sono, que ajuda a manter a umidade.
Cuidados com a tireoide
- 3 doenças de tireoide mais comuns e seus sintomas: identifique
- 10 alimentos e temperos que fortalecem a saúde da tireoide
- Saiba como os hormônios da tireoide influenciam seu metabolismo