Anvisa determina recolhimento de remédio para hipertensão arterial por conter impureza: lotes

por | jun 23, 2022 | Saúde

A Anvisa determinou recentemente o recolhimento de diversos lotes do medicamento losartana, utilizado como anti-hipertensivo. A Agência decidiu realizar o recall por conta de uma impureza chamada azido, encontrada acima do limite de segurança.

Losartana recolhida pela Anvisa: impureza é detectada

As impurezas azido são substâncias que podem aparecer durante a produção de fármacos e que têm potencial mutagênico, ou seja, são capazes de causar um dano ao DNA celular.

A decisão do órgão de saúde tem caráter preventivo, e foi tomada após a realização de análises do medicamento justamente com a finalidade de detectar a presença do azido.

Vale ressaltar, ainda, que as farmacêuticas têm até 120 dias contados, desde a publicação da nota pela Anvisa, para devolver os lotes contaminados.

Shutterstock

O que fazer caso meu lote tenha sido afetado? Devo interromper tratamento?

As pessoas que utilizam o princípio ativo não precisam interromper o tratamento, e devem continuar utilizando a medicação mesmo que ele faça parte de um dos lotes afetados, uma vez que a suspensão do tratamento pode trazer danos maiores à saúde.

Em caso de dúvida, o indivíduo também pode entrar em contato com um médico para receber uma orientação mais específica.

Além disso, ele também pode solicitar a troca do manipulado por um lote que não possua a impureza por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do laboratório em questão.

Lotes recolhidos de Losartana

Anvisa disponibilizou por meio do site oficial do Governo Federal quais lotes serão recolhidos, e quais medicamentos foram interditados.

Nas listas de produtos afetados constam os números dos lotes recolhidos, e os que ficarão retidos até que haja uma conclusão das análises sobre a presença do contaminante.