Quem tem lipedema pode usar anticoncepcional? Médico explica

Remédio pode causar riscos à saúde da mulher a depender do componente

O diagnóstico de lipedema traz consigo a necessidade de algumas mudanças de estilo de vida. E, quando falamos de uma mulher em idade fértil, isso também está ligado aos métodos anticoncepcionais.

Segundo o médico vascular Daniel Benitti, embora o uso de anticoncepcional não seja proibido para mulheres com lipedema, há, sim, alguns cuidados que devem ser tomados. Entenda abaixo.

Há riscos do uso de anticoncepcional por mulheres com lipedema?

(Crédito: freepik/freepik)

“Um estudo da Cleveland Clinic mostrou que mulheres obesas com lipedema têm um risco 20% maior do que mulheres obesas de ter trombose”, explica. Além disso, o médico destaca que a classe do anticoncepcional pode fazer a diferença no aumento do risco de trombose.

A drosperinona, por exemplo, é um tipo de progesterona comum em anticoncepcionais e, segundo estudos, por aumentar em 6 vezes a chance de trombose. Há, no entanto, algumas indicações no mercado sem confirmação científica do uso dessa substância por mulheres com lipedema, o que pode ser um risco para a saúde.

“Além disso, o estradiol oral (componente estrogênico da pílula) também pode elevar o risco trombótico — especialmente em quem já tem predisposição inflamatória, como é o caso do lipedema”, alerta.

Sendo assim, o médico reforça a importância de procurar informações com médicos de confiança.

Saúde feminina