É provável que isso já tenha acontecido com você em algum momento: trabalhando, conversando com alguém ou andando na rua e, de repente, você sente que seu olho está “pulando”. É um movimento muito pequeno, mas contínuo e rápido, como se sua pálpebra tremesse o tempo todo, involuntariamente.
Apesar da crença popular, você deve saber que o estresse não é a única razão pela qual nosso olho passam pelos movimentos pequenos e incontroláveis, chamados blefaroespasmos. Embora não seja um problema sério, é melhor identificar sua origem e combater as principais causas, que são:
“Olho tremendo”: o que causa?
Ansiedade
É a causa mais comum. Submetido a muita pressão psicológica e emocional, nosso corpo tem reações diferentes, incluindo espasmos nos músculos do olho. Na maioria dos casos, o movimento para após alguns minutos e desaparece de vez assim que a tensão nervosa diminui.
Olhos ressecados
Passar muito tempo em frente da tela do computador, TV ou celular resultará em esforço excessivo dos olhos, provocando ressecamento e espasmos. Para combater o problema, feche os olhos por alguns minutos a cada uma ou duas horas, para que eles fiquem lubrificados.

Vista cansada
A fadiga ocular pode ocorrer se você dorme pouco ou não descansa adequadamente. É possível ainda que você precise usar óculos ou lentes ou aumentar o grau. Procure um oftalmologista para descartar essa possibilidade.
Cafeína
A substância, presente em alimentos e bebidas como chá preto, café, chocolate e refrigerantes, é um estimulante e pode desencadear movimentos involuntários nos olhos. O mesmo vale para o álcool. Você pode diminuir o consumo desses alimentos verificar se eles são os causadores dos espasmos.
Quando devo me preocupar?
Como dito anteriormente, o problema geralmente é temporário e não tem grande impacto na saúde, sendo mais importante notar o que o causa e mudar hábitos.
No entanto, existem alguns casos em que é melhor procurar um especialista para descartar qualquer outra condição.

Em alguns casos, os espasmos podem ter sua origem em uma irritação na córnea (superfície do olho) ou nas membranas que cobrem as pálpebras. Se isso ocorrer, é provável que a pálpebra se feche completamente após alguns espasmos e vários segundos se passem para que ela possa ser aberta novamente.
Se os movimentos são prolongados e ocorrem várias vezes ao dia, eles podem estar relacionados a outros distúrbios, como esclerose múltipla, Parkinson ou mesmo síndrome de Tourette.
Cuidados com a visão
- Problema de vista comum em diabéticos pode levar à cegueira
- Coçar os olhos aumenta o grau do óculos e causa astigmatismo?
- Aumento nos casos de cegueira preocupa médicos: qual a causa?
Original Author: Vanessa Mena Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/vanessa-mena
Original ID value: 192082
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/salud/192082/por-que-nos-tiembla-el-ojo-el-estres-no-es-la-unica-causa








