Doença pode ter diferentes causas e apresenta sintomas pouco conhecidos e que podem atrapalhar o diagnóstico
Quando se pensa em anemia, os sintomas mais lembrados costumam ser o cansaço frequente, a palidez e a falta de disposição. No entanto, essa condição pode apresentar sinais mais discretos (e até inesperados) que também merecem atenção.
Conheça abaixo, então, os sintomas mais incomuns de anemia.
Como a anemia afeta o corpo?
A anemia nada mais é do que uma redução na quantidade de glóbulos vermelhos ou na concentração de hemoglobina no sangue. Dessa maneira, o transporte de oxigênio para os tecidos do corpo acaba prejudicado, causando sintomas como fraqueza e tontura. Porém, dependendo da causa e da gravidade da anemia, outros sinais menos comuns podem surgir.
Sintomas incomuns de anemia
Embora não seja um sintoma típico, o inchaço nos pés pode estar ligado a um tipo específico de anemia, a anemia falciforme. Nesse caso, como o nome sugere, os apresentar glóbulos vermelhos ficam com a forma alterada, parecidos com uma foice.

Além do inchaço de pés, outros sintomas são característicos como, por exemplo, dor forte pelo corpo, provocada pelo bloqueio do fluxo sanguíneo e pela falta de oxigenação nos tecidos, icterícia (olhos amarelos), palidez, fadiga intensa, infecções, feridas nas pernas, falta de ar e alterações neurológicas e no funcionamento dos rins.
Esse tipo de anemia é causado por mutação genética e passa de pai para filho. No entanto, outros tipos de anemia podem ser caracterizados por sintomas incomuns como:
- Dificuldade de concentração
- Formigamento nas mãos e nos pés
- Língua dolorida ou com aparência lisa
- Vontade de comer coisas não comestíveis, como gelo ou terra (pica)
- Queda de cabelo mais intensa do que o normal
- Batimentos cardíacos acelerados mesmo em repouso
- Falta de ar ou respiração acelerada
- Irritabilidade
- Zumbido nos ouvidos
- Sede
- Anorexia
- Diminuição da frequência ou do volume urinário
- Diminuição da libido
- Impotência