Os efeitos colaterais do período pré-menstrual podem ser problemáticos na vida de muitas mulheres. Dores no corpo, sensibilidade psicológica e indisposição são comuns nessa fase do ciclo e podem ser agravadas de acordo com o estilo de vida da mulher, especialmente no que diz respeito à alimentação. Alguns componentes de comidas e bebidas podem intensificar os sintomas desagradáveis e devem passar longe do cardápio nesse período.
O que não comer na TPM
Ansiedade e irritação
Esses problemas, sintomas psicológicos mais incidentes durante a TPM, têm origem não só no desequilíbrio hormonal que acontece nesse período, mas reflete também a sensibilidade às dores físicas. Para não agravar esses sintomas, a dica é cortar a cafeína por alguns dias, consumida principalmente nos refrigerantes, energéticos e, claro, no cafezinho.
Dor nos seios
A sensibilidade nos seios é um dos sintomas físicos mais comuns durante esse período. Além de sofrer os efeitos da retenção de líquido, as mamas podem inflamar e ficar ainda mais dolorida com o acúmulo de gordura saturada. Por isso, é recomendado passar longe de alimentos muito gordurosos, como manteigas, leite integral e carnes vermelhas.
Inchaço
A receita para evitar o inchaço excessivo é simples: fugir de alimentos ricos em sódio. Os mais comuns são sal de cozinha, shoyo, azeitonas e outros alimentos em conserva e queijos muito salgados.
Fome excessiva
A compulsão alimentar durante a TPM pode ser um problema a ser enfrentado. A sensação de saciedade demora a vir e se esgota com facilidade graças à ação da serotonina – hormônio responsável pelo prazer que diminui sensivelmente durante a TPM e provoca mais vontade de comer alimentos saborosos. Nessa fase, procure evitar a ingestão exagerada de açúcar, esse alimento contribui ainda mais para o “vício” nos doces.
Leia também:
Gerânio contra a TPM
3 frutas que combatem os sintomas da TPM
R emédios naturais para a TPM