Você sente muita fome constantemente? Saiba que o problema pode estar muito relacionado ao tipo de comida que você ingere. Se a sensação de estar satisfeito dura pouco tempo após a refeição podem estar faltando algumas substâncias que de fato alimente e não só matem a vontade de comer. Para estar em dia com a saúde e com a balança, é essencial prestar atenção no prato e, para não engordar, a dica é escolher o que alimenta por mais tempo. Veja alguns alimentos que matam a fome de verdade.
Gelatina
Para quem não dispensa a sobremesa, a dica é apostar na gelatina. A proteína desse alimento é digerido lentamente pelo organismo, o que prolonga a sensação de saciedade. Além disso, a gelatina contém muita água, que ocupa espaço e enche o estômago.
Alimentos integrais
O arroz e os pães integrais, por exemplo, são alguns dos alimentos que mais soltam o instestino, por serem muito ricos em fibras. Os grãos presentes nesses alimentos são capazes de estabilizar os níveis de açúcar no sangue, evitando que a fome ataque novamente muito rápido.
Chá de ervas
Os chás conseguem acalmar o estômago e a mente, o que já diminui a vontade de comer. Se o problema é compulsão por comida, o chá de capim-cidreira é um bom aliado. Por outro lado, o chá verde acelera o metabolismo e o chá de cravo e canela é um dos truques para afastar a vontade de comer doce – que é uma das grandes sabotadoras da dieta.
Peito de peru
Além de ser rico em proteína – que é digerida lentamente-, a pequena quantidade de gordura do alimento estimula a produção do hormônio colescistocinina, que diminui a gula.
Farelo de trigo
O farelo de trigo é uma boa pedida para incrementar outros alimentos. Isso porque além de aumentar o volume da comida, dando a impressão de que o prato está mais cheio, o farelo é de baixo índice glicêmico, o que garante mais saciedade.
Folhas verdes
Além da grande quantidade de fibras, que enchem o estômago, comer salada é um exercício que exige muita mastigação e esse movimento é um mecanismo indispensável para avisar ao cérebro que é hora de parar de comer.
Leia também:
Ração humana: benefícios e como preparar
Índice glicêmico: entenda como ele ajuda a emagrecer
Alimentos que engordam a barriga para passar longe