Para que o organismo funcione corretamente, é muito importante que seja abastecido com todas as variedades de nutrientes. Um deles é o carboidrato, substância responsável por fornecer energia para o corpo. Entretanto, para quem está fazendo dieta para emagrecer, diminuir a quantidade desse componente é uma boa opção para perder peso. Saiba quais alimentos não têm carboidratos.
Frutas
Em geral, as frutas contém carboidratos, mas existem algumas com quantidades baixíssimas ou mesmo sem nenhum carboidrato. São elas: maçã, laranja, pera, mirtilo e morango. Incluir as frutas na dieta é uma excelente opção para aproveitar os diversos benefícios desses alimentos, além de matar a fome em refeições intermediárias, já que as frutas fazem parte do grupo de alimentos que saciam de verdade.
Vegetais
Algumas folhas e legumes também fazem parte da lista de comidas sem carboidratos. Aposte em vegetais como espinafre, brócolis, couve-flor, cenoura, alface, tomate e aipo. Além de serem fontes de fibras benéficas para a regulação do intestino, os vegetais são grandes aliados da dieta e fornecem vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Ovos
Livres de carboidratos, os ovos se destacam pela alta concentração de aminoácidos e triptofanos. Entre os benefícios dos ovos para a saúde estão, por exemplo, o fornecimento de proteínas e de gorduras benéficas para o corpo.
Carnes magras
As carnes vermelhas magras – como coxão duro e patinho – e as brances – aves, peixes – possuem pouquíssimos carboidratos. A proteína, presente em grande quantidade nas carnes, é indispensável para o funcionamento correto do corpo. Além disso, as carnes são aliadas da dieta: como a proteína é digerida lentamente pelo organismo, a sensação de saciedade dura mais tempo.
Laticínios magros
Os laticínios magros, como leites e iogurtes desnatados e queijos magros também são livres de carboidratos e ricos em proteína. Além disso, são excelentes fontes de cálcio, nutriente essencial para fortalecimento dos dentes e estruturas ósseas.
Leia também:
Carboidratos e proteínas ajudam a ganhar massa magra
Carboidrato não é vilão do emagrecimento
Cortar carboidrato emagrece, mas tem efeitos colaterais