Alimentos que melhoram a circulação sanguínea

Celulite, colesterol alto, inchaço e dor nas pernas são apenas alguns do efeitos da má circulação sanguínea que, entre vários fatores, tem como principal desencadeador os hábitos alimentares. Confira algumas dicas de alimentação para evitar esse problema.

Frutas

Frutas ricas em vitamina C e flavonoides fortalecem as paredes vos vasos sanguíneos, impedem que os radicais livres comprometam sua resistência, além de inibir o extravasamento de sangue nos vasos. Aposte em frutas como acerola, morango, laranja, amora e goiaba, por exemplo.

Ômega 3

Um dos muitos benefícios do ômega 3 é que a substância inibe a formação de coágulos e diminui os depósitos de gordura no sangue, elevando sua fluidez. Com isso, além de melhor a circulação, o ômega 3 ajuda também a diminuir a pressão arterial.

Suco de uva integral

Rico em ácidos fenólicos e flavonoides, o suco de uva integral é um dos melhores alimentos antioxidantes. Assim, o consumo regular dessa bebida ajuda a prevenir a coagulação do sangue, fortalece os vasos sanguíneos e diminui os riscos de trombose.

Evite glúten

O excesso de glúten na alimentação pode prejudicar a saúde e a circulação de sangue – principalmente no cérebro. Por isso, procure diminuir a ingestão desse elemento no dia a dia, apostando em alimentos sem glúten, como farinha de quinoa, arroz, banana-verde, entre outros, no preparo de massas, por exemplo.

Leia também:
Glúten engorda, causa danos à saúde e alterações no humor
T
rombose é comum em viagens longas: veja como prevenir
M
á circulação sanguínea: 10 dicas para prevenir e tratar