Alimentos que engordam a barriga para passar longe

por | maio 20, 2014 | Saúde

Eles podem ser difíceis de resistir, mas a eliminação de alguns alimentos do cardápio pode ser recompensadora: além de enxugar a gordura, a saúde também sai ganhando. Ricos em gorduras, açúcares e outros ingredientes prejudiciais ao bom funcionamento do organismo, algumas comidas e bebidas são inimigas de qualquer dieta. Veja quais são.

Pão branco

Na composição desse alimento estão presentes alguns dos grandes vilões do emagrecimento: açúcar refinado, conservantes e sódio. Juntos, esses ingredientes ajudam a deixar o metabolismo lento, favorecendo a concentração de gordura e elevação dos níveis glicêmicos, que além de engordarem, podem propiciar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes. Para quem não dispensa esse alimento no cardápio, a dica é trocar pela versão integral, que é benéfica para a saúde.

Massa

A farinha branca, dos principais ingredientes das massas pode ser um risco para a saúde: pobre em nutrientes e com alto índice glicêmico, a massa é um alimento que engorda muito e pode favorecer o desenvolvimento de doenças como diabetes. Além disso, os acompanhamentos que geralmente estão nas massas, como molhos e queijos, também ajudam a aumentar os pneuzinhos.

Bebida alcoólica

Além de prejudicar órgãos essenciais, o álcool também é um grande inimigo da dieta. “O álcool engorda, e não é pouco. Ele é um macronutriente, ou seja, fornece energia, que é dada em forma de calorias. Só para se ter uma ideia, a ingestão de uma lata de cerveja de 350ml equivale ao consumo de 25g de bacon”, explica a nutricionista Juliana Dragone em entrevista sobre o assunto ao site Bolsa de Mulher.

Refrigerante

Sem qualquer tipo de valor nutricional, os refrigerantes são alguns dos piores inimigos da barriga sarada e, principalmente, da saúde. Cheios de açúcar e conservantes, essas bebidas são capazes até mesmo de aumentar a sensação de fome. Além disso, são grandes responsáveis pela formação da celulite e de problemas ainda mais graves, como pressão alta.

Fritura

Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, um dos alimentos mais associados ao ganho de peso é a batata frita. E além dela, qualquer outro tipo de fritura engorda. Isso acontece porque o aquecimento do óleo provoca reações químicas que o transformam em gordura saturada – principal componente do colesterol alto e das doenças cardiovasculares.

Leia também:
Alimentos que contêm carboidratos
G
ordura visceral é perigosa para o coração e para o cérebro
B
eber água para emagrecer: como acelerar a perda de peso