Problema que afeta muitas pessoas em todo o mundo, a sensibilidade dentária é causada pela exposição da dentina, um tecido poroso que é protegido pelas gengivas e pela camada de esmalte. Com o tempo e a ação de agentes externo, a dentina pode ficar exposta e os pequenos nervos que a compõem ficam sujeitos a estímulos sensoriais, resultando em uma dor curta e aguda no dente. Veja quais são os principais fatores desencadeantes da hipersensibilidade dentinária.
Leia também:
Como o esmalte protege a saúde dos dentes
Tratamento de clareamento deixa os dentes sensíveis?
Você já ouviu falar em erosão ácida? Saiba o que é
Bebidas frias
Alimentos quentes, frios e ácidos estimulam a dentina e provocam dor nos dentes sensíveis. Crédito: Thinkstock e Arte/Bolsa de Mulher
A sensibilidade a alimentos e bebidas frias é bastante comum. De acordo com um estudo*, 74% das pessoas já sentiram uma pontada nos dentes ou dor nessa situação. Já imaginou como o verão pode ser melhor com sorvete, água de coco na beira da praia e suco de frutas geladinho?
Bebidas quentes
Do lado oposto está a sensibilidade nos dentes a bebidas ou alimentos quentes. A mudança de temperatura estimula os túbulos da dentina exposta, provocando pontadas agudas. Café, chá, chocolate e sopa são alguns dos alimentos que devem ser evitados por quem tem dentes sensíveis.
Alimentos ácidos
Frutas cítricas, como limão e laranja, vinagre, refrigerante e outros alimentos ácidos podem desencadear a sensibilidade. Eles também são um dos responsáveis pela erosão do esmalte e exposição da dentina, por isso, é bom passar longe.
10% das pessoas com sensibilidade sentem dor ao respirar ar frio. Crédito: Thinkstock
Doces
Algumas pessoas ainda têm essa sensação ao consumir alimentos doces, como chocolate, brigadeiro, doce de leite e açúcares em geral. Ir a uma festa infantil decididamente não é uma boa ideia.
Ar frio
De acordo com a pesquisa*, 10% dos entrevistados já sentiram dor ao respirar ar frio. Ainda tem dúvidas? Entenda por que a sensibilidade nos dentes aparece.
*Fonte: Added Value 2011
** Esta matéria possui conteúdo publicitário