Alimentos que aumentam a imunidade

por | jun 30, 2016 | Saúde

Forte variação de temperatura em curto espaço de tempo, ar seco demais, poluição excessiva, convívio diário com pessoas resfriadas, stress… Estes são alguns dos gatilhos mais comuns para abrir as portas do nosso corpo para viroses, gripes e alergias.

Como normalmente não dá evitar a maior parte das situações acima, a dica é apostar na prevenção e aumentar a imunidade do nosso organismo. E nada melhor do fortalecer nosso sistema imunológico usando os alimentos: é uma forma natural e saudável de se proteger.

O Outra Medicina selecionou 4 top alimentos fáceis de incorporar ao seu dia a dia e que vão deixar os vírus “invasores” e doenças do lado de fora.

Iogurte natural

Quando se trata de fortalecer o sistema imunológico, os probióticos (microorganismos vivos benéficos a nossa saúde) são nossos amigos. Presentes no iogurte, eles ajudam a deixar o trato intestinal saudável e atacam os germes causadores de doenças.

A dica aqui é optar pelo iogurte natural, de preferência feito em casa: é fresquinho, saudável e não contém adoçantes, conservantes, estabilizantes, espessantes e outros produtos químicos que podem, ao contrário do nosso objetivo, deixar o sistema imune mais frágil.

Mel

Antioxidante, e anti-bactericida, os benefícios do mel trazem um poderoso aliado quando a meta de fortalecer o corpo. Como se não bastasse, o mel é um energético natural que ajuda a reduzir a fadiga muscular e ainda é um aliado no combate a insônia.

Eficientíssimo remédio natural para gargantas inflamadas (tão comuns durante gripes e resfriados), também é usado para em cortes e queimaduras, por impedir a proliferação de germes nos machucados.

Só cuidado para não exagerar na dose porque o mel é calórico: 4 colheres de chá por dia no máximo! E um aviso importante: crianças só devem começar a consumir mel a partir de 1 ano de idade, pois a flora intestinal dos bebês ainda não está formada.

Alho

A arma secreta do alho é o seu ingrediente ativo, a alicina, capaz de combater tanto bactérias quanto infecções e processos infalamatórios em geral. Aliás, o alho é um verdadeiro superherói: ajuda a prevenir a baixar pressão alta, regula colesterol e deixa o sistema cardiovasular mais saudável, além de ser imbatível contra gripes, resfriados e alergias.

O ideal é consumir o alho cru ou assado – evite o alho frito, pois a fritura não é saudável e acaba tirando parte dos benefícios do alimento.

Peixe

Rico em ômega-3, a carne de peixe é uma proteína das mais saudáveis. Evita e combate a inflamção, aumenta a oxigenação sangúinea e protege os pulmões contra infecções respiratórias.

Minha sugestão é escolher salmão, arenque ou cavala para suas receitas, todas riquíssimas em ômega-3 e adicionar ao cardápio entre uma a duas vezes por semana, mas sempre assado, grelhado ou cozido, esqueça as frituras e empanados.

Experimente acrescentar eses alimentos para aumentar a imunidade no seu cardápio e previna possíveis danos à saúde.