Alimentos que ajudam a combater hipertensão

por | jul 31, 2014 | Saúde

De acordo com estatísticas da Sociedade Brasileira de Hipertensão, cerca de 30% da população brasileira adulta e 50% da terceira idade tem pressão arterial elevada. Entretanto, o problema pode ser amenizado com algumas mudanças alimentares. Confira alguns alimentos que ajudam a controlar a pressão alta.

Aveia

A aveia é um dos alimentos mais ricos em fibras que ajuda a controlar a liberação de glicose no organismo, fator que contribui para a estabilização da pressão. Além disso, o alimentos é fonte de vitaminas e minerais com magnésio, que ajuda a diminuir o inchaço do corpo.

Alho

O alho faz parte do grupo dos alimentos antioxidantes e atua na redução dos radicais livres, associados ao envelhecimento precoce e ao desenvolvimento de doenças como o câncer. A combinação entre essas substâncias e o mineral magnésico presentes no alimento ajudam a dilatar os vasos, facilitando a circulação de sangue.

Leite

O cálcio, presente em grande quantidade no leite e em alguns outros alimentos, funciona como um hipotensor e ajuda a diminuir a pressão do sangue. Para aproveitar melhor o benefício do leite, aposte nas versões com baixo teor de gordura.

Ômega 3

Um dos benefícios do ômega 3 é que essa gordura provoca dilatação nos vasos sanguíneo e dificulta o processo de estreitamento. Salmão, linhaça, azeite e sardinha são algumas boas opções de alimentos com alta concentração desse ácido graxo.

Ervas

Para substituir o sal – elemento que, em excesso, traz riscos à saúde – uma boa dica é apostar em ervas aromáticas para temperar a comida. Além de trazerem benefícios para a saúde, plantas como manjericão, cebolinha, coentro e tomilho ajudam a evitar problemas como retenção de líquidos e doenças renais.

Leia também:
Excesso de sal pode causar doenças crônicas
1
1 alimentos ricos em sódio que você come quase todo dia e nem se dá conta
B
eterraba dimnui pressão alta e chances de câncer e AVC